Implante
setembro 9, 2016
Clareamento
setembro 9, 2016
Mostrar tudo

A Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular (ATM) é o funcionamento anormal desta articulação, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário.

Os sintomas mais frequentes desta disfunção são: dor de cabeça, dor de ouvido e/ou zumbidos, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares e dificuldade para abrir a boca.

Dentre os hábitos comuns que podem contribuir para o surgimento da Disfunção de ATM (DTM), temos: morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, bruxismo (ranger dentes de dia ou a noite). Outros fatores que contribuem são os relacionados com o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos (quedas, pancadas, etc).

Em muitos casos, o diagnóstico e o tratamento podem envolver diversas especialidades, como médico clínico, neurologista, dentista especializado em DTM, fonoaudiólogo, psiquiatra e psicólogo, pelo constante estresse e tensão emocional, que podem ser causas geradoras dos sintomas.

Disfunção de ATM ou Desordens Temporo-mandibulares (DTM) pode manifestar-se através de um simples estalo articular e desconforto moderado na frente dos ouvidos até um completo bloqueio da mandíbula e dor severa.

O diagnóstico de DTM é feito em consultório dentário e avalia diversos sintomas, como os movimentos mandibulares, os ruídos articulares, apalpando as articulações e os músculos da face e cabeça. É comum a investigação sobre hábitos orais, tratamentos médicos e dentais feitos anteriormente.

Radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas são normalmente utilizadas como auxilio no diagnóstico.

Existem várias alternativas de tratamento da DTM, e dentre as mais comuns temos: placa estabilizadora, técnicas de relaxamento e cuidados com o estresse, medicamentos, ortodontia, reabilitação oral.

O tratamento da DTM tem como objetivo o restabelecimento da vida normal do paciente, através da redução da dor, da diminuição da recorrência da dor, e do conforto da função mandibular.